domingo, 19 de setembro de 2010

PAREDES DE BRUXELAS INSPIRADAS NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (BANDA DESENHADA)


Pois é, ainda que não pareça, a foto acima é da fachada lateral de um prédio no centro de Bruxelas.

Como todos os que acompanham as postagens deste blogue já devem ter percebido, sou apaixonado por Bruxelas, onde hoje me encontro. Resolvi, então, aproveitar o domingo de finzinho de verão, com frio de outono, para passear pelas ruas da cidade, câmera em punho, tirando fotos das famosas paredes coloridas com desenhos inspirados nas histórias em quadrinhos, uma paixão nacional.

Nada mais agradável do que passar quase um dia inteiro à procura das famosas paredes e, quando se pensa que tudo está visto, depara-se com outro muro, parede ou porta de loja reproduzindo um trecho de alguma história em quadrinhos (banda desenhada, como chamam os portugueses).

A capital do Reino da Bélgica, hoje também capital da União Europeia, sempre foi um centro de difusão de histórias em quadrinhos, bastando apenas lembrar o famoso "Tintin", quase um herói nacional, que se encontra por toda a parte, reproduzido em desenhos ou em bonecos para serem vendidos. A cidade tem, inclusive, um museu da história em quadrinhos.

Um dos passeios mais apreciados, tanto pelos turistas, quanto pelos nacionais, que gostam dos "quadrinhos", é percorrer a cidade a pé, fotografando cada um dos murais que encontra (ao todo, mais de trinta). Como sou preguiçoso, preferi percorrer apenas as ruas do centro e algumas do Maroles (bairro típico já referido outras vezes), deixando as mais afastadas para outra ocasião.


A maioria das reproduções são de alta qualidade e o passeio vale a pena. A obsessão dos belgas pelos "quadrinhos" chega até à reprodução em portas de armazéns ou depósitos abandonados de histórias mais atuais e menos conhecidas, com pinturas de gosto duvidoso.

Deixo aqui algumas das fotos que fiz esta tarde, juntamente com um convite a quem vier a Bruxelas: aproveitem tudo de bom que a cidade tem a oferecer, inclusive as paredes com reproduções dos desenhos das histórias em quadrinhos (banda desenhada).
Atendendo a um pedido expresso, incluo o mural abaixo com o famoso TINTIN. É pena que a foto não esteja muito nítida, pois foi feita ao final do dia e a luz não ajudou.


Termino esta crônica com uma vista que colhi dos telhados de Bruxelas, que também são uma atração para os que visitam a cidade.

Nenhum comentário: