segunda-feira, 16 de maio de 2011

S.A.I.R. DONA MARIA ELIZABETH DA BAVIERA DE ORLEANS E BRAGANÇA

Estivesse o Brasil ainda sob o regime monárquico e o fim de semana ora findo teria sido de luto nacional, pelo falecimento, no passado dia 13, de Dona Maria Elizabeth da Baviera de Orleans e Bragança.

Filha do Príncipe Francisco da Baviera e da Princesa Elizabeth de Croÿ, Dona Maria nasceu em Munique a 9 de setembro de 1914, recebendo o nome de batismo de Maria Isabel Francisca Teresa Josefa de Wittelsbach e Croy-Solre. Em 19 de agosto de 1937 desposou o Senhor Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, neto da Princesa Isabel, a Redentora, a quem sucedeu na chefia da Casa Imperial do Brasil. Pelo casamento, a princesa passou a ser, de jure, Imperatriz-Consorte do Brasil. Em 1945, a Augusta Senhora Dona Maria, em companhia de Dom Pedro Henrique e dos filhos até então nascidos, mudaram-se da Europa para o Brasil, onde fixaram residência permanente.


Exemplo de virtude cristã, S.A.I.R. Dona Maria da Baviera, como era mais conhecida, dedicou sua vida à educação dos filhos, a obras de caridade e, como lazer, à pintura em cerâmica. Após o falecimento de Dom Pedro Henrique, de jure Dom Pedro III do Brasil, Dona Maria passou a ser denominada Imperatriz Mãe do Brasil, devido ao fato de o seu filho primogênito, Dom Luiz, ter assumido a chefia da Casa Imperial. 

Nos últimos tempos, a Imperatriz Mãe vivia na cidade do Rio de Janeiro, onde entregou  o espírito ao Senhor na última sexta-feira, 13 de maio, dia de Nossa Senhora de Fátima e da abolição da escravatura no Brasil.

O Lugar do Souto transmite os seus respeitosos e sentidos pêsames ao Augusto Senhor Dom Luiz e à toda a Ilustre Família enlutada.
Requiescat in Pace.

Um comentário:

Anônimo disse...

Salve essa pessoa exemplar para nossa nação, viva o Imperio e a Monarquia