sexta-feira, 25 de novembro de 2011

EUROPALIA 2011 - BRASIL, PAÍS HOMENAGEADO

Nesta sexta-feira, 25 de outubro, ainda estou em Bruxelas, de onde partirei dentro de poucas horas. Antes, porém, gostaria de comentar sobre a "Europalia 2011", que tem como país homenageado o Brasil.

Primeiramente, explico que "Europalia" é um grande festival internacional de arte e cultura que ocorre, a cada dois anos, na Bélgica, em especial na cidade de Bruxelas, homenagenado um determinado país. Esse evento acontece desde o ano de 1969.

Segundo informações que obtive, o título "Europalia" (em português, deveríamos grafar Europália, com acento) é a combinação de duas palavras, "Europa" e "Opalia", esta última, sendo o nome de um grande festival da antiga Roma, que ocorria à época das colheitas, em honra de "Ops", deusa da terra e da fertilidade. Também consegui saber que o nome dessa divindade está na raiz da palavra "Opus", que significa um "trabalho de arte".

A "Europalia" realiza-se entre os meses de outubro e janeiro, com mostras de arte antiga, arte moderna e arte contemporânea, com exposições de fotografia, de artesanato, de moda, de design, além de concertos, peças de teatro, dança, palestras científicas, de literatura, retrospectivas cinematográficas, folclore, festivais gastronômicos, etc., etc. O país escolhido mostra o que tem de melhor, para que Bruxelas (e algumas outras cidades belgas) possam conhecer e apreciar. Ser homenageado pelo "Europalia" permite a um país projetar-se na capital da Europa e atrair futuros turistas e, consequentemente, divisas.

Como foi dito acima, em 2011 o Brasil foi o país escolhido pelo "Europalia", tendo a sua inauguração contado com a presença da Presidente Dilma Roussef.



Aproveitando cada minuto de folga, no tempo escasso desta minha permanência em Bruxelas, visitei o mais que pude, sendo que a exposição "TERRA BRASILIS", no Espaço Cultural ING, na Place Royale de Bruxelas, foi a que mais me marcou. As obras selecionadas são provenientes tanto de coleções particulares, quanto de museus das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, além de outras, que vieram do Museu do Louvre, em Paris, e de vários museus europeus. Uma maravilha de exposição, que retrata 400 anos de história do Brasil através da arte, incluindo, além da pintura, obras de madeira, de pedras e de metais preciosos. Imperdível.

Para os mais jovens, há espetáculos de música de diversos gêneros, de capoeira e de dança. Enfim, a cidade de Bruxelas, neste outono de 2011, adquiriu um colorido especial trazido pelas cores quentes do Brasil.
 Parabéns Brasil, parabéns "Europalia".

Nenhum comentário: