Comparar Andreas Scholl a Alfred Deller, talvez eu não chegue a tanto, mas afirmar que o considero o maior contratenor vivo, isso eu faço sem medo de errar.
Alemão de nascimento, Scholl estará completando 40 anos em novembro deste ano e, mesmo com o passar dos anos, a voz mantém a pureza das notas adquirida na juventude.
Em março de 2004, assisti a um concerto de Andreas Scholl na Igreja Jesuíta de Lucerna, Suíça, com peças de Vivaldi e de J. Sebastian Bach. Sem querer cair no exagero piegas do admirador inflamado, vivi naquela noite de fins de março um dos meus maiores momentos de êxtase musical. A beleza da cidade e o virtuosismo do concerto pertencem às minhas ótimas lembranças.
Ainda que as obras de Handel não estivessem no programa daquela noite em Lucerna, indico a interpretação, por Scholl, de "Ombra mai fu", onde a arte do contratenor atinge a plenitude. Mas não é apenas com Handel que Andreas Scholl nos oferece grandes momentos, cada obra por ele interpretada nos deixa a clara sensação do quanto o humano consegue ser divino.
Acessem e confirmem:
http://www.youtube.com/watch?v=AyRzsQdeakE
Para os que não o conhecem, sugiro a aquisição rápida de um dos seus muitos Cds.
Lucerna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário